4 ilhas para conhecer em São Sebastião

4 ilhas para conhecer em Sao Sebastiao

Se você visitar qualquer praia de São Sebastião e olhar para o horizonte, verá que várias ilhas compõem o cenário. E a curiosidade de conhecê-las de pertinho sempre rola, não é mesmo? Pelo menos do lado de cá rola!! Se você tem a mesma curiosidade que a gente, então anote 4 ilhas para conhecer em São Sebastião

Neste artigo daremos algumas dicas e informações básicas para você aproveitar sua viagem a Barra do Una, em São Sebastião, para conhecer as ilhas  Arquipélago d’As Ilhas, Ilha dos Gatos, Ilha do Montanhão de Trigo e a famosa Ilha das Couves.

1 – Arquipélago d’As Ilhas

As ilhas que compõem esse arquipélago lembram uma ilha caribenha perdida no oceano. As águas cristalinas que envolvem as areias brancas proporcionam um cenário incrível nessas ilhas.

Existem as opções de chegar no Arquipélago d’As Ilhas de barco ou embarcações a remo como caiaques, stand up paddle e canoas. Em diversas praias você encontrará com facilidade passeios que levam até a Ilha, como na praia da Barra do Una, por exemplo. Os barcos costumam sair das barras dos rios que tem nas praias.

2 – Ilha dos Gatos

A Ilha dos Gatos tem uma beleza incrível e não sabemos dizer o que chama mais a atenção, se é a natureza ou sua história. Relatos contam que após a Guerra Fria, políticos e militares americanos buscaram refúgios com o objetivo de fugir de um possível holocausto soviético. Eles tinham medo do choque nuclear e a Ilha dos Gatos serviu de refúgio para um renomado político americano: Nelson Rockfeller.

Nenhum ataque nuclear aconteceu. Mas a história confirma que a família de Nelson Rockfeller construiu uma enorme mansão no topo da ilha, que foi abandonada com o tempo. 

Atualmente, ao visitar a Ilha dos Gatos, você encontrará as ruínas do casarão depois de atravessar uma trilha fechada pela vegetação. Ali você também encontrará uma casa mais baixa, onde atualmente vive o novo guardião que cuida da Ilha. O novo guardião se chama Caio, um paulistano que se mudou para a ilha há mais de 30 anos e nunca mais saiu de lá. O homem vive da pesca e dos recursos naturais que a ilha oferece. 

Da Barra do Una há saída de barco para a Ilha dos Gatos. 

3 – Ilha do Montanhão de Trigo

Na Ilha do Montão de Trigo vive uma antiga comunidade caiçara e desde o início da habitação do litoral, já havia relatos de que existiam moradores na Ilha. A vida por ali não é fácil, a ilha não possui praia e o embarque e desembarque fica por conta dos marinheiros locais, que acontece somente pelas pedras. 

Dizem que os primeiros habitantes da Ilha do Montão de Trigo foram piratas que saqueavam pela região e que na época construíram seus abrigos na ilha inabitada, que está distante 13 quilômetros da costa. Assim, dizem que os moradores da ilha são descendentes dos piratas. Será?

As saídas para a Ilha do Montanhão de Trigo acontecem pelas praias da Barra do Una e Boiçucanga e os passeios incluem os equipamentos de mergulho.

4 – Ilha das Couves 

A famosa Ilha das Couves está próxima ao Arquipélago d’As Ilhas, ela fica escondidinha, para quem olha das praias. É uma ilha repleta de belezas naturais e particulares. A Ilha das Couves de São Sebastião é muito confundida com a ilha que leva o mesmo nome em Ubatuba, mas são completamente diferentes. A ilha é de propriedade particular, administrada por um casal muito hospitaleiro. A Ilha das Couves oferece estrutura de camping, cozinha, banheiros e diversos pontos para mergulho. Para conhecer a ilha, faça o passeio de barco a partir da praia da Barra do Una ou nas embarcações a remo como caiaques, stand up paddle e canoas. Você percebeu que a praia da Barra do Una é ponto de partida para todas as ilhas mencionadas. E para melhorar, aqui também está a melhor opção de hospedagem na região, a Pousada Una, com acomodações aconchegantes, ambientes muito bem decorados e que primam pelo conforto, café da manhã completo, área de lazer e deck para o Rio Una, de onde podem partir as embarcações a remo com destino para o Arquipélago d’As Ilhas e para a Ilha das Couves. Por fim, logo ao lado da pousada há uma marina, com passeios de barco para todas as ilhas da região. Venha nos visitar, você vai adorar explorar a região e as ilhas mencionadas.

Talvez você goste também:

Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

Ofertas Exclusivas

Cadastre seu email e receba nossas ofertas exclusivas.

Rolar para cima

Políticas de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com nossa política de privacidade.

Promoções Incríveis

Cadastre seu email e receba ofertas exclusivas.