Saiba tudo sobre a Ilha do Montão de Trigo de São Sebastião

Ilha do Montão de Trigo em São Sebastião
A Ilha do Montão de Trigo em São Sebastião é moradia de uma antiga comunidade caiçara. É importante ressaltar que há relatos de que mesmo quando o litoral ainda era desabitado, já havia moradores nessa Ilha. Ressaltamos também que a vida por ali não é nada fácil, a ilha não tem praia e o embarque e desembarque dos moradores acontece pelas pedras, sendo de responsabilidade dos habilidosos marinheiros locais. E não é só isso, falta escola, falta energia elétrica e muito mais que uma vida com conforto pede, no entanto, a natureza e a tranquilidade compensa tudo, e viver ali é uma escolha dos moradores.
Conta-se que os primeiros habitantes da Ilha do Montão de Trigo foram piratas que saqueavam pela região. Na época, esses homens construíram seus abrigos em uma ilha inabitada, distante 13 quilômetros da costa, a Ilha do Montão de Trigo. A história ainda conta que os moradores atuais da ilha são descendentes desses piratas. Será?
E seu nome? Segundo os próprios moradores, o naufrágio de um barco carregado de trigo nas proximidades da ilha, séculos atrás, gerou pilhas de sacas de farinha trazidas para terra firme, dando à ilha o nome de “montão de trigo”.
Destacamos que não há provas de nenhum dos relatos acima, todas as histórias são contadas pelos caiçaras.
Tem vontade de conhecer a ilha? Poucos barcos fazem o passeio que leva até lá, e esses saem das praias de Barra do Una e Boiçucanga. A chegada na ilha deve acontecer quando a maré está calma e baixa, já que o único meio de acessá-la é pelas pedras.
E tem mais, para entrar nela é preciso pedir autorização para algum morador, já que embora a ilha não pertença a eles, e sim à Secretaria do Patrimônio da União, além dela ter um dono particular, desde 2012 foi dado aos moradores da ilha o direito de uso exclusivo da mesma.
Para viver lá, só nascendo na ilha ou casando com um dos seus moradores.
A ilha tem algumas trilhas, e uma delas leva ao cume do monte, a quase 300 metros de altura. A subida é puxada e exige mais de duas horas de caminhada. A vista de praticamente todo o litoral norte paulista é a recompensa. Aliás, nos dias mais claros dá para ver até Ilhabela. No topo do monte há algumas torres retransmissoras de sinais, tornando a isolada Montão de Trigo um dos pontos mais conectados do litoral paulista.
Como já foi mencionado, é da Praia Barra do Una que partem os poucos barcos que levam até a ilha, aliás, é a praia é ponto de partida para diversos passeios de barco, como já mencionamos no blog.
É na Praia Barra do Una também que está a Pousada Una, com muito conforto em todas as acomodações, área de lazer, um café da manhã impecável, vista das montanhas e um deck para o rio Una.
Confira todos os detalhes no site e organize já sua viagem, venha explorar todos os cantinhos do litoral norte de São Paulo, há muito mais para conhecer do que você possa imaginar.
Talvez você goste também:
Conheça Nossas Promoções Exclusivas...

🤩Melhor Preço Garantido
Reserve agora direto pelo site e garanta a melhor tarifa da Pousada Una.
Ofertas Exclusivas
Cadastre seu email e receba nossas ofertas exclusivas.